segunda-feira, 1 de junho de 2015

PEDALAR COM GRUPO

PEDALANDO COM O GRUPO PAC- 01/6/2015

Pedalando há mais de 3 anos com o PAC, estou razoavelmente em forma e prático: Para pedalar em grupo é necessário primeiro um mínimo de prática e resistência: Depois, além de acessórios como capacete e luvas, bicicleta em ordem e de qualidade  médio para cima: É necessário lanterna traseira e dianteira se for pedalar a noite, câmara de ar reserva, bomba e ferramenta para extrair e recolocar câmara/ pneu:

É necessário também que a bike esteja em ordem, como os freios, a corrente e o conjunto do câmbio e a altura do selim e do  guidão ajustado corretamente a sua altura.Observar e conversar com colegas mais experientes , inclusive tirando dúvidas, pode evitar acidentes e melhorar a sua pedaladas. Geralmente ciclistas são solícitos e fáceis de conversar.

Cada grupo tem seus princípios e regras, como por exemplo, o ritmo, trajetos variados, disciplinas, e é preciso se ajustar àquele grupo que seu estado físico/emocional mais lhe convém e lhes ofereça satisfação plena; Não faltam grupos , que é só procurar na internet, e ver quanto aos horário, dias da semana, e localização de agrupamento.

Com 76 anos, comparativamente aos mais jovens estou limitado às condições dessa idade, mas depende  muito do condicionamento e de estado de saúde geral: O que irei contar adiante é fato novo para mim que estou experimentando .

Recentemente, de uns 2 meses para cá, estou sentindo uma mudança, vamos dizer, psicológico: Até então, sempre que me deparava com uma subida ou principalmente uma ladeira, estando só ou em grupo, sentia pouco ânimo para enfrentar e chegando ao final o cansaço era muito forte: Assim, quando sabia previamente que o trajeto teria subida, e iria sozinho, procurava contornar, ou iria de carro: 

Em grupo a situação nessas condições são outras, não dá para evitar: Tem que enfrentar, e isso ajuda a melhorar o condicionamento, mas, a sensação de cansaço geral é muito desgastante e as vezes ocasiona até desanimo. E invariavelmente, numa pedalada, encontramos várias subidas, uns leves, outras fortes. 

Como disse acima, ultimamente, subidas, rampas ou mesmo pedaladas forte em planos e trajetos longos não me fazem mais sentir sensação  desanimadora, e sim, vontade de encarar normalmente; Obviamente causa cansaço, mas a recuperação em cada etapa´passou a ser rápida: E também o que era demorado nos dias sub sequente às pedaladas mais longas deixou de ser.

Como consequência disso, sabendo de colegas que postaram subidas ao Pico do Jaraguá,comecei a pensar em me testar e coincidentemente um colega que ainda não tinha subido, comentou em subirmos um dia: Era o que faltava e logo combinamos . e num belo domingo estávamos em grupo de 4 colegas, chegando ao topo, com total alegria e o cansaço, perguntei a mim mesmo, cadê ?

Antes da subida ao Pico, nas brincadeiras do nosso guia durante pedaladas noturnas de quartas
de subir "paredões" para àqueles que quisessem, normalmente pensava, isso não é comigo, pra que ? E aí vem o que disse anteriormente, ser mudança psicológica: Venho pedalando há bom tempo num mesmo ritmo , mesmo grupo, duas vezes por semana, nem mais , nem menos. Deu me vontade e sem pensar duas vezes comecei a participar, conseguir  e chegar em casa inteiro. Antes, durante o trajeto, tinha que me preservar para chegar menos cansado.


4 comentários:

  1. Pai atleta, maravilhoso como pessoa, amigo, protetor, orgulho de ser sua filha.
    Que Deus me dê metade da sua energia.qdo tiver sua idade!
    Deus te proteja por cada km percorrido!;)

    ResponderExcluir
  2. Koiti-san,
    Obrigado por compartilhar suas experiências!!!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que falei nada mais é do que resultado dos incentivos que recebo desse maravilhoso grupo que é o PAC.

      Excluir